sexta-feira, 5 de março de 2010

O que é Metafísica?

Metafísica é a união de dois termos gregos: μετα, que significa o que está para além, e Φυσις que é referente a natureza, ao físico. No caso, abordaremos mais especificamente a metafísica aristotélica enquanto “ciência do ser como ser, ou dos princípios e das causas do ser e dos seus atributos essenciais.” Ela abarca o ser imóvel e incorpóreo, princípio dos movimentos e das formas do mundo, bem como o mundo mutável e material, mas em seus aspectos universais e necessários. Aristoteles em suas explanações, afirma que por mais que as ciências matemáticas, físicas e teológicas tenham algo de geral, universal, ainda assim há uma ciência mais universal do que elas: “Se há algo de eterno, imóvel e separado, o conhecimento disso deve pertencer a uma ciência teorética, porém certamente não à física (que se ocupa das coisas em movimento), nem à matemática, mas sim a uma ciência que está antes de ambas. (...) Somente a ciência primeira tem por objeto as coisas separadas e imóveis. Embora todas as causas primeiras sejam eternas, essas coisas são eternas de modo especial porque são as causas daquilo a que, do divino, temos acesso. Consequentemente, há três ciências teoréticas: matemática, física e teologia; já que o divino está em todos os lugares, está especialmente na natureza mais elevada, e a ciência mais elevada deve ter por objeto o ser mais elevado. (...) Se não existissem outras substâncias além das físicas, a física seria a ciência primeira; mas se há uma substância imóvel, esta será a substância primeira e sua filosofia, a ciência primeira e, enquanto primeira, também a mais universal porque será a teoria do ser enquanto ser e daquilo que o ser enquanto ser é ou implica.” (Met. VI,1,1026 a 10) Ou seja, a Ciência primeira , ou a Filosofia primeira que Aristóteles denomina é a própria Metafísica, ou ainda em termos modernos como Ontologia. Tem como instrumento de estudo “do ser como tal, dos seus princípios e causas últimas, prescindindo da metafísica para as suas determinações sensíveis.” Leonel Franca , destaca três aspectos importantes da metafísica aristotélica: o indivíduo real, a teoria das causas e a distinção entre ato e potência. Somente o indíviduo, o sujeito possui realidade, o universal não possui existência própria na natureza, mas tão somente no intelecto, como produto de um processo mental, a abstração. Para Aristóteles, há 4 gêneros de causas: material, formal, eficiente e final. A matéria é caracterizada como potência e a forma como ato. Causa é princípio que influencia na existência de um ser. Ato é perfeição e potência é a possibilidade de perfeição. A mudança refere-se à passagem da potência ao ato. A causa eficiente realiza a síntese entre a matéria e a forma e a causa final está para a finalidade da causa eficiente e é determinante para o ordenamento do universo. Referências Bibliográficas ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003. FRANCA, Leonel. Noções de História da Filosofia, 16 ed. Editora Agir, 1960 PADOVANI, Umberto & CASTAGNOLA, Luis. História da Filosofia. São Paulo: Melhoramentos, 1974

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