terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Questões do renovar-se: um caminho para o Natal


Todo o final de ano, é a mesma história, a mesma ladainha: refletir sobre o ano que se passou, sobre as coisas e situações que vivemos. Alguns questionamentos podem ser nucleares nesse exame de consciência: Com que grau de honestidade eu olho para minhas fragilidades, meus erros? Com que grau de verdade eu me confronto? Tenho disposição para olhar os meus erros, sem apontar culpados,e projetar alguma mudança ? Quero mudar ? O que de efetivo tenho feito para melhorar ? A partir dessa análise sincera e verdadeira de si, o que identifico que preciso aperfeiçoar? Quais os métodos, caminhos que pretendo seguir para melhorar e ser melhor pessoa ? Fui hipócrita comigo? Fui hipócrita com as pessoas ?  Se você chegou a conclusão de que não é somente em um determinado espaço de tempo que você deve permitir esses questionamentos, mas durante toda sua caminhada, está no caminho certo! Caso contrário, és presa fácil da hipocrisia! Mas não se desespere! Essa somente poderá ser eliminada com o exercício da verdade, do conhecimento de si, que também passa pelo convívio com as pessoas que gostamos e que não gostamos tanto. Que Deus nos ajude nesse exercício que permeia a vida toda! Que Cristo Jesus nos dê a graça de não ter medo, receio de olhar para si mesmo e fazer o que for possível, o que estiver ao alcance para sermos melhores, não para nós, mas para os outros! Que possamos nos reconhecer e confrontar nesse Homem que dividiu a história antes e depois Dele, por ter marcado a tantos e continuar a marcar o homem de hoje com suas palavras, gestos e realizações! Que o Espírito Santo reduza as estradas do impossível no nosso ser a partir do nosso possível, da nossa dedicação cotidiana, por vezes solitária, por vezes silenciosa, todavia, não desacompanhada da presença de Deus! Se por muitas vezes, as trevas parecem abissais dentro de nós, mais forte é a luz que brilha, rasgando a escuridão e devolvendo-nos a vida, a paz!

Que as bênçãos próprias e especiais desse Natal atinja seu coração e de toda a sua família! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário