quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Notas musicais sobre o ano de 2015



Já se finda o ano de 2015. Lutas e vitórias! Lágrimas e sorrisos ! Suor, empenho e passos! O caminho se faz caminhando tal qual a vitória requer o empenho cotidiano, a perseverança de quem sabe o que quer na vida !

Obrigado a todos que me acompanharam durante esse ano, obrigado a tantos que me acompanham há muito tempo, obrigado os que chegaram recentemente. Que nossos laços se estreitem cada vez mais! Ressalto a assistência de vários comunicadores, apresentadores, radialistas que acreditam, apostam nesse trabalho através da música. Sem eles, eu não poderia chegar até vocês! Sem vocês, nada disso seria possível. A arte por si só não tem valor se não há quem a receba, se não há quem a contemple, se não há quem não se identifique. Ainda há muito que fazer, muito a caminhar!

Nesse ano completou 1 ano de divulgação do mais recente trabalho com canções mensagens “Raízes em Cristo” que está sendo muito bem recebido, por sua diversidade de ritmos e temas que versam sobre nossa condição humana. Além desse trabalho, continuo divulgando o outro trabalho com música sertaneja, observando bastante sobre a questão da qualidade da mensagem. Há outros trabalhos a serem feitos, que dependem de recursos e planejamento, mas que serão construídos em um futuro próximo, espero.

O trabalho independente tem suas vantagens e limitações e estamos mensurando cada vez mais os desafios para chegar com qualidade a cada um de vocês! Por isso, renovo o pedido: cada um de vocês que apreciam esse trabalho é peça chave, fundamental para a divulgação desse trabalho. Quero dizer que como o trabalho independente não atua na lógica de uma gravadora.  Depende, em grande parte, do empenho dos compartilhamentos e divulgação da parte de cada qual. Conto com a sua colaboração !

Saibam que eu apreciei muito cada like, cada comentário, cada expressão de carinho. É de meu empenho cultivar esse cenário de relacionamento que construímos. Tudo isso porque não os considero meros fãs, sobretudo amigos, irmãos que apreciam esse trabalho e buscam na arte uma palavra, um significado para situações, acontecimentos da vida, seja na canção – mensagem, seja em uma canção de amor. Sim, canto o amor de Deus, mas também canto os amores humanos! Canto e penso a condição humana na sua transitoriedade e efemeridade, mas também na sua nobreza e dignidade !

Que esse ano novo que se avizinha venha acompanhado de muitas vitórias, muitas conquistas, e as bênçãos que você e sua família mais precisam ! E ainda que possa vir as dificuldades (e elas certamente chegarão ou já estão diante de nós), Deus está conosco mesmo quando achamos que Ele não está!

Feliz e abençoado 2016, na plenitude do bem e do amor!

Sigamos sob o auspício de Deus!


Ricardo Ferrara

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Seria o Natal a trágica divina comédia de Dante ?


A Verdade, quando veio ao mundo, encontrou pó, pedra, estrebaria e poucos a esperar!

A Verdade, quando veio ao mundo, não avisou que viria em forma indefesa de uma criança para devolver a inocência que fora perdida nas lutas da vida!

Diante de tantos que esperavam um libertador político, um libertador econômico, veio um homem que apontava o caminho para Deus.

Ele tinha dito que um profeta de seu lugar não era bem visto, mas mesmo assim exerceu com grande liberdade de espírito a sua missão.

Que estranha sina da Verdade tem de ver seu “ego” nos outros. A verdade não veio para ser servida, mas para servir e quase deu W.O, e mesmo assim, encontrou a poucos, pois poucos queriam a encontrar.


Será que essa era a trágica divina comédia de Dante ? A Verdade era impopular, veio para o povo e esse não A quis ...

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Questões do renovar-se: um caminho para o Natal


Todo o final de ano, é a mesma história, a mesma ladainha: refletir sobre o ano que se passou, sobre as coisas e situações que vivemos. Alguns questionamentos podem ser nucleares nesse exame de consciência: Com que grau de honestidade eu olho para minhas fragilidades, meus erros? Com que grau de verdade eu me confronto? Tenho disposição para olhar os meus erros, sem apontar culpados,e projetar alguma mudança ? Quero mudar ? O que de efetivo tenho feito para melhorar ? A partir dessa análise sincera e verdadeira de si, o que identifico que preciso aperfeiçoar? Quais os métodos, caminhos que pretendo seguir para melhorar e ser melhor pessoa ? Fui hipócrita comigo? Fui hipócrita com as pessoas ?  Se você chegou a conclusão de que não é somente em um determinado espaço de tempo que você deve permitir esses questionamentos, mas durante toda sua caminhada, está no caminho certo! Caso contrário, és presa fácil da hipocrisia! Mas não se desespere! Essa somente poderá ser eliminada com o exercício da verdade, do conhecimento de si, que também passa pelo convívio com as pessoas que gostamos e que não gostamos tanto. Que Deus nos ajude nesse exercício que permeia a vida toda! Que Cristo Jesus nos dê a graça de não ter medo, receio de olhar para si mesmo e fazer o que for possível, o que estiver ao alcance para sermos melhores, não para nós, mas para os outros! Que possamos nos reconhecer e confrontar nesse Homem que dividiu a história antes e depois Dele, por ter marcado a tantos e continuar a marcar o homem de hoje com suas palavras, gestos e realizações! Que o Espírito Santo reduza as estradas do impossível no nosso ser a partir do nosso possível, da nossa dedicação cotidiana, por vezes solitária, por vezes silenciosa, todavia, não desacompanhada da presença de Deus! Se por muitas vezes, as trevas parecem abissais dentro de nós, mais forte é a luz que brilha, rasgando a escuridão e devolvendo-nos a vida, a paz!

Que as bênçãos próprias e especiais desse Natal atinja seu coração e de toda a sua família! 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cenários do crime ambiental em Mariana - MG


O rompimento da barragem de Fundão danificou gravemente a barragem de Santarém e as cidades mais afetadas com a lama tóxica (possibilidade de existência de metais pesados como chumbo, arsênio, níquel) foram Mariana, Bento Rodrigues e Barra Longa. O objetivo aqui não é fazer um detalhamento exaustivo sobre as possíveis causas e efeitos desse acontecimento, mas é o de fornecer um panorama geral do fato.
Das causas temos que a barragem foi construída em local inadequado para sua real finalidade: a de retenção de rejeitos de mineração, que nada mais são do que minérios sem interesse econômico cindidos dos minérios úteis em uma usina de tratamento e as múltiplas imprudências da Samarco, que é controlada pela Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. Há indícios de que bem antes de tal acontecimento, Rio Doce já vinha sendo afetado pelos rejeitos de mineração.
Dos efeitos imediatos temos 11 mortes humanas (até o momento), 700 km de margens afetadas, o que significa 1.400 km no total, pois há duas margens a serem recuperadas, o assoreamento dos vales, a degradação dos ecossistemas (Flora, Fauna) praticamente sem possibilidade de reversões, o comprometimento dos ecossistemas marinhos e dos recursos hídricos, a eliminação da camada orgânica, a camada de lama que impermeabiliza o solo, possíveis mudanças de acidez (pH) do solo podem impedir que determinadas nas áreas afetadas, aporte anormal de sedimentos e sua dispersão pelo litoral, eliminação de matas ciliares (nessa região foram catalogadas 408 espécies, 27 classificadas em gêneros entre arbóreos), alteração, dificuldade de recomposição da flora, a falta de alimento para os animais, desaparecimento de espécies típicas da região, morte de 2 toneladas de peixes, a perda de patrimônio, perda de fonte de renda, comprometimento da atividade econômica, desestruturação social. Dos efeitos a médio e longo prazo o impacto também ameaça maior região de banco de rodolitos e região dos mangues (divisa entre água doce e salgada). Uma das coisas a se fazer é a biorremediação (pouco conhecida e pouco utilizada), que consiste na descontaminação do solo por meio de processos pelo qual a vegetação absorve os elementos tóxicos e são retirados do ambiente para que se plante espécies mais próximas do possível da original. Todavia, é inegável que a dimensão e os impactos de tal acontecimento é o da devastação de uma bomba nuclear ambiental que será sentido por todos nós por muito tempo!                                

sábado, 21 de março de 2015

CD Raízes em Cristo: 1 ano de divulgação



Nesse mês de Março, no dia das mulheres, o CD “Raízes em Cristo” chega a 1 ano de lançamento e divulgação. Nessa nova etapa artística, vejo o quanto o povo necessita mais do que boas músicas, boas mensagens, de conteúdo, que dizem alguma coisa sobre a realidade em que vivem. Fico feliz os milhares de mensagens testemunhando o bem dessas canções. Em um tempo de grande psicose social e hiper egoísmo, falar sobre Deus, sobre valores que nos tornam
humanos autênticos, família, encontro humano ainda pode soar como careta, antiquado, mas não é não! Apostar no humano, ainda que suas contradições digam o contrário, continua atual e valendo a pena, e uma urgência dos nossos difíceis tempos.


Em um trabalho como esse, a mensagem é maior do que aquele que a entrega, pois tem endereço certo: seu coração! São muitos os agradecimentos, que se estendem aos produtores e músicos desse trabalho (Boy, Robson Isola), aos comunicadores, apresentadores, radialistas que somam dedicações no sentido da divulgação desse trabalho, bem como a todos os admiradores. Ainda há muito o que percorrer, a muitos que precisam de uma mensagem, de esperança, amor! Obrigado!

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Uma visão filosófica sobre o filme "Cinquenta tons de cinza"

O filme cinquenta tons de cinza, muito comentado no momento, dentre muitas questões faz vir a tona o instigante universo das relações humanas, particularmente o quanto dessas relações se tornaram doentias e possessivas. Christian Grey, um empresário bem sucedido, conhece Anastácia Steele. Ele, de gênio dominador, possessivo, sempre exigiu de seus relacionamentos amorosos servidão incondicional. Ela, a maior parte do tempo posa de inocente, todavia, em determinados momentos, sua postura, perguntas e questionamentos fazem Grey muitas vezes calar e refletir. Na trama complexa desse relacionamento, há muitas cenas picantes, que podem chamar atenção em um primeiro momento, mas salta aos olhos como as relações humanas, de uma forma geral, tem sido uma “via de mão única”, uma maneira oportunista de como as pessoas entram na vida das outras visando simplesmente seu prazer. Fazem questão de esquecer que toda relação humana é dialógica, feita de direitos e deveres, fazer feliz e ser feliz. Em outros termos, o enredo do filme Cinqüenta Tons de Cinza enleva o caráter narcísico, hedonista, egoísta das relações humanas que em nosso tempo tem sido levado às últimas conseqüências. O outro não é visto como um fim em si mesmo, mas como um objeto descartável de prazer que uma vez utilizado e abusado, joga-se no lixo. O outro é visto como uma propriedade particular, que se entra e se sai quando quiser, como quiser e da forma que quiser. Que haja uma reflexão, conscientização, mudança de postura e mentalidade em nossas relações humanas, para o nosso próprio bem e saúde! 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sobre o livro "Como lidar com pessoas difíceis" de João Carlos Almeida

Lido o tempo todo com computadores, tecnologia e pessoas. A lógica computacional, a grosso modo, passa pelo binário 0-1. A lógica das relações humanas passa bem longe dessa binariedade. Ciências exatas e Ciências humanas. Há quem prefira lidar com os frios computadores, há quem prefira os humanos. O fato é que temos que lidar bem com ambos. Mas nem sempre é assim, principalmente quando o assunto são os humanos. Todos nós temos um “quê” de difícil. Conhecendo-se, descobrindo-se, permitindo-se, é possível chegar a uma autoridade interior. Habito o tempo todo comigo, devo ser meu melhor amigo. Essa labuta interior faz a diferença no trato com as pessoas, principalmente em termos de liderança. Recomendo fortemente essa leitura, para quem reconhece que a arte de ser humano é um viço que escapa entre as mãos.