sábado, 23 de maio de 2020

Análise do texto At 17, 15.22-18,1



O trecho trata da estadia de Paulo, Silas e Timóteo em Atenas. Paulo vai ao areópago, espaço dedicado ao encontro de notáveis para discutirem as situações de seu tempo. Dirige um discurso aos cidadãos atenienses. Constata que que eles eram religiosos. Paulo percorreu toda Atenas e notou diversos monumentos às divindades que eles cultuavam. E também encontrou um altar cuja inscrição “Ao Deus desconhecido”. Ali percebeu uma brecha, um pretexto para anunciar o Deus de Jesus Cristo. Paulo afirma que esse Deus desconhecido que era cultuado pelos gregos é o Deus vivo. Discorre sobre a criação, que Deus criou o mundo, tudo o que existe. E preconiza que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas e nem é servido por elas. Não precisa de absolutamente nada, pois é Deus, A Vida doadora de vida. Estabelece uma crítica às divindades e ídolos cultuados por eles.  Também discorre sobre o espalhamento da raça humana sobre a terra. Há muito tempo, esse Deus foi procurado às cegas, na escuridão, às apalpadelas, sendo que Ele nunca esteve longe dos homens. Nele vivemos, movemos e existimos. Imagem e semelhança. Paulo ainda continua discorrendo que se possuímos uma gênese divina, a divindade não pode ser pensada em nenhum termo da materialidade, nem mesmo da materialidade mais preciosa considerada pelos homens, como ouro, rubi, esmeralda. A grande novidade anunciada era que Deus não levaria em conta os tempos de ignorância. Contudo, os homens deveriam reconhecer essa ignorância e se arrependerem. Dom de Deus que se abraça à tarefa humana de cada dia. Até então, o discurso de Paulo estava sendo bem assimilado pelos gregos. Ao anunciar Jesus e mais especificamente passar pelo tema da ressurreição foi o problema, pois o tema era indigesto para os gregos que não acreditavam na ressurreição. Paulo não se alongou e nem insistiu: se retirou. Aparentemente, o episódio fora um fracasso no anúncio e no testemunho. O relato nega tal versão, narrando que alguns homens abraçaram a fé, Dionísio de Areopagita, Damaris entre outros. A narrativa mostra que nem sempre teremos o tempo todo êxito na caminhada cristã do anúncio e testemunho, o que contradiz e muito a concepção da vida cristã sempre vitoriosa e próspera. Mesmo na ausência de resultados positivos e frutos abundantes, se faz necessária a semeadura. Mas nem sempre há acolhida do anúncio e do testemunho. Paulo compreendeu isso, e partiu para outra cidade, a cidade de Corinto, onde tivera resultados mais significativos. O próprio Jesus, outrora, já havia dito que ao entrar em uma cidade, se não houvesse acolhida no anúncio e testemunho, que se sacudisse a poeira dos pés em retirada do lugar. Sempre há outros lugares com pessoas sedentas da palavra de Deus. Tal discurso não é apenas uma literatura escrita em determinado espaço de tempo; é um relato de coragem e ousadia, que nos contagia no prosseguimento e caminhada com o Senhor.

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