sexta-feira, 26 de junho de 2020

Análise do texto de Mt 11 25-30



O trecho inicia com Jesus, exultando no Espírito, louva o Pai, por ocultar a sabedoria divina dos sábios e entendidos desse mundo e ter entregue aos pequenos. Iniciativa agradável a Deus. Mais uma crítica aos fariseus, religiosos do tempo de Jesus. Deus tudo entregou a Jesus. Para operar a obra de redenção. Só o Pai conhece o Filho. Só o Filho conhece o Pai e a quem Ele quiser revelar. O Filho é um com o Pai e o Espírito Santo. Jesus faz um pedido. Uma chamada. Dirijam-se a mim, todos vocês que estão esgotados, fatigados, desmotivados, cansados e eu darei descanso. Levem a minha carga e aprendam de mim. Tudo o que é assumido, é redimido em Cristo. Cristo reivindica a autoridade de mestre. Sou manso e humilde de coração. Nas bem-aventuranças, encontramos algumas pistas sobre ser manso e ser humilde. Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. Felizes os serenos, pois a terra serão deles. Felizes os despretensiosos, pois o reino dos céus serão deles. E até mesmo nas atitudes mais radicais descritas na Bíblia, não deixou de ser manso e humilde de coração. Todos vocês encontrarão descanso para suas vidas. Minha carga é suave e meu fardo é leve. Quer dizer que Jesus divide com os homens o peso da viagem. Que Ele partilha com eles de suas dores, sofrimentos, alegrias e conquistas. Se não pudermos descrucificar os crucificados, que aliviemos, na medida do possível, ajudando a carregar seus fardos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário