quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Disciplina é liberdade

Quando se ouve falar em disciplina, quase sempre se associa com prisão, enclausuramento, algo que tolhe a liberdade humana. Quase sempre o senso comum associa a disciplina como inimiga da liberdade. Deriva da palavra discípulo, aquele que segue. Discípulo é aquele que escuta e põe em prática aquilo que aprendeu. Aprendemos a estabelecer regras e normas para os nossos dias, de acordo com as nossas necessidades. Não se pode alcançar qualquer ideal, meta ou objetivo, sem que haja uma disciplina, uma conduta que leve ao caminho ou resultado pretendido. Contudo, a disciplina nos faz abdicar de muitas coisas, nas quais, gostamos muito. Quando pretendemos alcançar objetivos na vida, estabelecendo uma disciplina adequada, temos que abrir mão de muitos gostos pessoais para que possamos desfrutar mais tarde, do fruto da labuta. E quando estabelecemos um objetivo, pensamos sobre como seria possível realizá-lo, refletimos uma rotina favorável à realização do objetivo, estamos administrando bem o tempo. Estamos sendo eficazes. Eficazes são aqueles que utilizam menos recursos para mais resultados. Eficientes são aqueles que utilizam mais recursos para os alcançar os resultados. Disciplina é saber utilizar as coisas da forma adequadas, sem desperdiçar e sem carecer e chegar a um resultado razoável. Penso nos indivíduos que fazem questão em dobrarem a noite em seus turnos de serviços. Alguns não conseguem ser eficazes, e precisam abdicar de seu tempo de vida social e familiar para regularizar seu serviço. E quando fazemos as coisas que devemos fazer um esmero, disciplina e organização, usamos bem o tempo. Disciplina é basicamente saber utilizar o tempo em benefício próprio, para facilitar a vida. E sabendo utilizar bem o tempo e as coisas, sou administrador dessas variáveis, e não me torno escravo de nada e de ninguém. Me torno pessoa livre e responsável pelas coisas e pelas pessoas.

Um comentário:

  1. Boa tarde amigo! Acho que você sintetizou de uma maneira muito bacana o que a expressão "disciplina é liberdade" quer dizer! Parabéns!
    Sou professor da rede pública do Distrito Federal e estou fazendo um trabalho com meus alunos no sentido de resgatar alguns valores básicos que estão se perdendo neste mundo louco. Utilizarei seu texto em nossas discussões, ok? Pode ficar tranquilo que citarei a fonte com muita satisfação - até porque o respeito aos direitos autorais é um desses valores que precisamos resgatar, não é mesmo? =). Forte abraço e tudo de bom! Prof. Marcos

    ResponderExcluir